Como devo armazenar minhas joias? Diferentes metais e gemas possuem diferentes durezas e, por isso, podem riscar uns aos outros. Dessa forma, aconselhamos que você armazene suas joias em um porta-joias que possua compartimentos separados, ou dentro do estojo recebido. Caso prefira, pode protegê-las embrulhadas em papel de seda. 

Como devo limpar minhas joias? Com o uso, é natural que as peças acumulem resíduos, risquem ou percam um pouco da textura do acabamento. Desta forma, para devolver o brilho da sua joia, aconselhamos eventualmente uma limpeza caseira, conforme instruções abaixo de acordo com o tipo de metal e gemas especificados na sua garantia: 

  • Joias em Ouro 18k: limpe a superfície do metal com uma escovinha de dentes bem macia, embebida numa solução contendo detergente transparente (1 colherzinha de café) dissolvido em 200ml de água morna. Escove com cuidado toda a superfície do metal, evitando as gemas, se houver. Depois, deixe sua joia mergulhada na solução morna (em torno de 50ºC) por 5 minutos. Após, lave com um jato de água bem forte. Importante: cuide sempre para tampar os ralos! Por fim, seque com uma flanela macia. Não use nenhum tipo de material ou produto que possa ser abrasivo, pois isso pode causar riscos nas superfícies polidas ou agredir o acabamento com textura, como as joias foscas.

 

  • Joias em Prata de Lei (925 ou 950): a joia de prata pode sofrer com a oxidação, um fenômeno químico natural que decorre da reação da prata com alguns gases existentes no ar (sulfídrico e dióxido de enxofre), gerados principalmente pela poluição. A oxidação pode ainda ser acelerada de acordo com o PH da pele de quem a usa e a proximidade com o mar, pois o sal auxilia a superfície da joia a se misturar com os gases. Quando ocorre a oxidação, a cor da peça sofre alteração, ficando escura e sem brilho. Para adiar este processo ao máximo, reforçamos a importância de armazenar as joias dentro do estojo recebido ou embrulhadas em papel de seda, em local seco. Também aconselhamos a evitar utilizar suas joias de prata ao entrar em piscinas ou no mar e a retirar ao lavar a mão ou ao tomar banho. Não deixe sua joia de prata entrar em contato com produtos químicos, como detergentes, sabonetes, perfumes, cremes ou filtros solares. Para limpar, use apenas uma flanela macia. Para facilitar a limpeza das joias em Prata, a Valentina Valcareggi oferece às clientes uma flanela própria para joias, que auxilia a dar um leve polimento no metal e tirar as manchinhas de oxidação. Se você ainda não a possui, peça a sua! 

 

  • Joias com banho: peças em prata podem levar banho de ouro 18k ou banho de ródio. O ouro 18k branco também sempre leva banho de ródio, pois seu tom original é naturalmente um amarelo clarinho, já que a liga de ouro branco 18k é composta por 75% de ouro puro e 25% de prata e/ou paládio. Os banhos se desgastam com o tempo, isso é normal. Para adiar este processo ao máximo, reforçamos a importância de armazenar as joias dentro do estojo recebido ou embrulhadas em papel de seda, assim elas não sofrem atritos com outras peças, prejudicando o banho. Para limpar, use apenas uma flanela macia ou siga a mesma orientação de limpeza das joias em Ouro 18k, mas evite fazer isso muito frequentemente para não desgastar o banho. Também aconselhamos a evitar utilizar suas joias banhadas ao entrar em piscinas ou no mar e a retirar ao lavar a mão ou ao tomar banho. Evite que sua joia banhada entre em contato com produtos químicos, como detergentes, sabonetes, perfumes, cremes ou filtros solares. Quando sua joia precisar de um novo banho, fique tranquila, basta enviar* para a gente e fazemos a manutenção a preço de custo.

 

  • Joias com gemas naturais: vale explicar que quando falamos “gemas” estamos abrangendo tanto as pedras, que são minerais formados por processos geológicos, quanto as pérolas, que são materiais orgânicos formados por seres vivos. Portanto, são materiais naturais com propriedades distintas e que requerem cuidados específicos. É importante entender que cada gema terá dureza diferente, sendo que as mais duras riscam as mais moles. Dessa forma, o ideal é guardar suas joias com gemas naturais separadamente de outras peças. Aconselhamos a armazenar as joias dentro do estojo recebido ou embrulhadas em papel de seda, peça por peça. Para limpar as gemas presentes nas suas joias, utilize apenas uma flanela macia e úmida para preservar o brilho e retirar os resíduos de poluição, suor da pele ou maquiagem. Não use joias com pérolas, madrepérolas e pedras porosas (ex: turquesa e opala) em piscinas, praia ou no banho, pois o cloro, o sal e o calor são prejudiciais às suas estruturas cristalinas. A Kunzita, particularmente, também é uma pedra que não pode ser exposta ao sol. Outro cuidado importante é verificar regularmente as garras que seguram pedras e/ou pérolas, pois as gemas precisam estar firmemente cravadas nas joias. Se você tocar na gema e perceber que ela está se movendo, solicite uma manutenção das garras, a Valentina Valcareggi oferece gratuitamente este serviço.

 

  • O propósito da Valentina Valcareggi é que seus clientes estejam satisfeitos e usem sempre suas joias, portanto, ressaltamos que quando você perceber que a sua peça está precisando de uma manutenção ou limpeza profissional, é só entrar em contato com a gente.
  •  
  • Saiba mais sobre nossos Serviços VIP aqui