
18/03/2024
Um grande passo na direção de uma joalheria mais sustentável
Assumir um compromisso com processos produtivos mais sustentáveis e alinhados com as necessidades do mercado e do planeta tem sido, para a Valentina Valcareggi, motivo de orgulho e empenho. E a partir de 2024, assumimos o compromisso de usar ouro reciclado em 100% das joias produzidas pela nossa ourivesaria. Queremos te contar tudo que nos motivou a dar este grande passo na direção de uma joalheria mais sustentável e, por isso, vamos voltar um pouquinho e falar dos nossos valores.
Desde que a Valentina Valcareggi foi fundada, sempre afirmamos que nossas melhores escolhas de compra são aquelas que possuem significado, duram para sempre e atendem às nossas necessidades sem sair de moda.
Então, após oito anos desenhando joias exclusivas e repletas de simbolismos, mergulhando neste setor tão apaixonante que é a joalheria, percebemos que nem todos os agentes dessa cadeia produtiva têm uma história para contar.

No Brasil, o mercado de joalheria emprega milhares de artesãos e gera R$ 4,5 milhões (IBGM – 2021) na economia brasileira, mas muitas vezes às custas de impactos negativos no meio ambiente, andando na contramão da sustentabilidade. Existe hoje a necessidade urgente de enxergar e enfrentar essa tragédia ambiental e social promovida pelo garimpo ilegal aqui no Brasil, e queremos participar desse enfrentamento.
Acreditamos que quem faz parte do setor joalheiro tem a oportunidade de buscar soluções para esse problema tão complexo e pressionar fornecedores e governo para que de fato se crie um processo confiável de mineração, onde a origem do ouro e das pedras preciosas seja justa e transparente.
Portanto, queremos entregar um produto que conta uma história preciosa não apenas da produção para a frente, mas desde a busca pelas matérias-primas.
Ainda é um desafio encontrar uma solução que seja imediata neste contexto onde o setor joalheiro e o governo ainda desenvolvem processos para tornar a extração do ouro rastreável e ética. Então, em busca de uma solução tanto viável quanto fiel à nossa essência, olhamos para dentro, para os pilares que são a base da Valentina Valcareggi desde o nascimento da marca até hoje: os pilares do significado e do consumo consciente. E algo que parecia complexo se mostrou claro: a solução já estava dentro de casa.
Ouro reciclado: prática sustentável desde o início de nossa operação

Vocês devem saber que, ao longo destes quase oito anos de marca, desde sempre oferecemos às nossas clientes a possibilidade de reutilizarem ouro de joias antigas para a produção de novas peças, como forma de reduzir custo e também perpetuarem histórias de joias que não seriam mais usadas.
Neste contexto, muitas clientes também nos venderam metal, pois nem sempre queriam reaproveitar 100% do seu ouro antigo em novas peças. A Coleção Verdoyant, por exemplo, que lançamos em 2021, foi todinha feita com ouro reciclado de peças de clientes.
Ao longo de todo esse período fomos evoluindo no nosso processo de reciclagem, passamos a purificar o ouro recebido com um fornecedor especializado, para assim garantir o controle do teor das joias que produzimos.
Dessa forma, esse serviço sempre teve uma grande adesão e contabilizamos que somente no ano passado, em 2023, reciclamos 79g de ouro puro, o que gerou mais de 100g de ouro 18k que se transformaram em joias originadas por um metal que já estava presente na economia circular, ou seja, não gerou novos impactos na natureza.

E aí veio o insight: é sim possível elaborar joias novas com matérias-primas que já estão presentes na própria economia circular! E o que isso tem a ver com o problema do garimpo ilegal? Isso quer dizer que, ao utilizarmos ouro que já existe no mercado, não precisamos extrair novos recursos da natureza e assim garantimos que a nossa matéria-prima não está trazendo novos impactos socioambientais.
Então, confiantes nessa solução de reuso de ouro, estruturamos um processo organizado e formalizado, onde registramos todas nossas entradas de ouro para reciclagem, os clientes assinam um termo onde atestam que o metal é de sua legítima posse, onde consta foto e o peso das peças. Além disso, após a purificação, emitimos uma nota fiscal de compra para formalizar fiscalmente essa entrada de metal para reuso na confecção das joias. Para podermos divulgar este compromisso, hoje contamos com a parceria de dois fornecedores chave que garantem a purificação e o suprimento de ouro reciclado para toda nossa produção.
Estamos muito felizes e orgulhosos de darmos este grande passo na direção de uma joalheria mais sustentável e acreditamos que a economia circular é a resposta para fortalecer nossos pilares de significado e consumo consciente.
Confira no guia abaixo tudo o que você precisa saber sobre ouro reciclado aqui na Valentina Valcareggi
1 – Qual é o novo compromisso que a Valentina Valcareggi adotou na direção de uma joalheria mais sustentável?
A partir de 2024, assumimos o compromisso de usar ouro reciclado em 100% das joias produzidas pela nossa ourivesaria.
2 – O que é ouro reciclado?
O ouro reciclado se refere ao metal que já está presente na economia circular, ou seja, que passou pelo processo de extração e mineração anteriormente e tem como finalidade ser reutilizado.
3 – O ouro reciclado é mais sustentável?
O ouro reciclado é sim mais sustentável pois, ao ser reutilizado, não gera novos impactos socioambientais, diferentemente de um metal que ainda precisa ser extraído e minerado.
4 – O ouro reciclado é menos puro que o ouro extraído da natureza?
O ouro que reciclamos na Valentina Valcareggi passa por um processo de purificação, então volta ao seu estado puro, ou seja, teor 24k. Desta forma, o ouro reciclado é tão puro quanto como na sua primeira extração.

5 – De onde vem o ouro reciclado que a Valentina Valcareggi usa?
Vem de joias antigas provenientes das nossas próprias clientes ou da compra de insumo realizada no nosso parceiro YBY Bank, que realiza a venda de ouro reciclado.
6- Qual o teor das joias Valentina Valcareggi?
As joias da Valentina Valcareggi possuem teor 18k. Usamos 75% de ouro reciclado 24k (puro) e 25% de outros metais, como Prata e Cobre, a depender da tonalidade desejada.
7 – O que significa teor 18k?
Ouro 18k faz referência à quantidade de ouro puro presente na liga que, nesse caso do 18k, é de 75%. Desta forma, quando falamos de ligas, é importante sempre entender que apenas o ouro 24k se refere ao metal puro. Assim, tudo o que for abaixo de 24k é uma liga, ou seja, é composto por ouro puro + outros metais.
8 – Por que dizem que o ouro 18k é “melhor”?
O teor 18k é a liga mais nobre usada na joalheria, pois todas as outras ligas possuem menos ouro puro na sua composição. No Brasil, esse teor de 18k é entendido como um “padrão comercial”. Entretanto, há outros países onde as ligas mais baixas também são bem aceitas em termos comerciais, que são os casos das ligas 16k, 14k, 12k e até 9k. Nessas ligas mais baixas que 18k, a relação de ouro puro é menor que 75%, o que torna a matéria prima mais barata e, consequentemente, o preço final da joia mais acessível.
9 – As joias da Valentina Valcareggi serão mais caras devido ao uso de ouro reciclado?
Não, o preço das nossas joias não sofre nenhum impacto no valor devido ao uso do ouro reciclado.
Agora que você conhece mais do nosso processo de produção e de nosso posicionamento frente a um assunto tão importante que é a sustentabilidade, pode explorar com outros olhos nosso site e conferir as joias que fazemos com todo capricho, tecnologia e intenção para você. Clique aqui e visite! Veja também o guia que fizemos sobre ouro reciclável e na sobre esse grande passo na direção de uma joalheria mais sustentável no nosso Instagram, clicando aqui.
Compartilhe
Comentários