17/10/2021
Consumo consciente: adote esse novo estilo!
Desde já vamos admitir, comprar é algo muito prazeroso, não é mesmo? Realizar aquele sonhado pedido, seja na loja física ou, em tempos online, até virtualmente, traz uma sensação de alegria. Afinal, as conquistas materiais são triunfos dos nossos esforços. Portanto, podemos sim nos orgulhar delas.
Ao mesmo tempo, quando esse “comprar” se torna desenfreado e exagerado, perde totalmente o sentido. Ou seja, o momento de prazer passa tão rápido que até vem junto com uma certa culpa, você já sentiu isso?! Já notou também que, frequentemente, logo depois de finalizarmos a compra, já estamos pensando em outra? Em outras palavras, o prazer de consumir por consumir é tão efêmero que nos leva a uma incessante busca de sentir o “êxtase” novamente.
Dessa forma vamos amontoando pilhas e pilhas de roupas, sapatos, acessórios sem qualquer significado ou relevância para nós, e que, muitas vezes, ficam anos esquecidos no fundo do armário até o momento em que são dispensados.
Agora, pare e pense: faz sentido comprar dessa maneira?
A boa notícia é que, aos poucos, estamos despertando. E, assim como buscamos sentido para as nossas vidas, também queremos encontrar sentido naquilo que consumimos. Da mesma forma, a preocupação com as questões socioambientais também se tornou um dever para as marcas, que precisam atender a essa demanda da sociedade. Ao passo que, algumas marcas já nasceram com essa preocupação genuína, outras estão se movimentando para isso – e tudo é válido, pois promove um círculo virtuoso.
Dia 15 de outubro é o Dia do Consumo Consciente
Sob o mesmo ponto de vista, o Ministério do Meio Ambiente, desde 2009, celebra o Dia do Consumo Consciente. O objetivo é despertar a consciência do público para os problemas socioambientais que os padrões excessivos de consumo estão causando.
Então, aproveitamos esse gancho para falar sobre esse tema, já que sempre fomos adeptos desse novo estilo de consumo.
Esse novo olhar depende do seguinte: você alguma vez já parou para pensar na cadeia que envolve a produção de uma peça de roupa? Ou de um simples brinquedo?
Falando de uma maneira beeeem simplificada… toda cadeia de produção provoca pelo menos quatro tipos de impactos ambientais: uso de recursos naturais, materiais tóxicos, emissão de poluentes e geração de resíduos. E nem estamos falando aqui das questões sociais como péssimas condições de trabalho, entre outras.
Então, o que essa data quer nos dizer? Que devemos e PODEMOS minimizar o impacto que o consumo excessivo pode causar.
Leia mais sobre práticas simples que você pode fazer para contribuir
Socorroooooo! Eu adoro comprar!
Calma! Não estamos querendo falar que consumir é “errado”. Mas você sabia que pode ser muito, mas muito legal mesmo você avaliar os princípios que guiam suas escolhas e seus hábitos de consumo?
Só pensar um minuto…
De todo seu guarda-roupas, quais peças você usa mais?
Normalmente são aquelas que têm sentido para você, no seu dia a dia. Quem nunca teve um tênis surradinho que amava de paixão? Ou aquele moletom confortável cheio de histórias para contar? É aqui que chegamos ao ponto da “compra consciente”. Muito mais que fazer a si mesma as perguntas para controlar o impulso de comprar (Posso pagar? Preciso comprar? Devo comprar?), é encontrar um real significado para aquela aquisição. Veja o que a influencer de moda, Francesca Monfrinatti disse em uma reportagem na L’Officiel falando sobre consumo consciente:
“Não compro nada sem pensar na necessidade e utilidade de cada peça. E isso é o mais importante: não comprar por impulso, mas pensar e entender se aquela peça faz sentido em minha vida e meu armário em longo prazo. Aprendi, com o tempo, que consumir conscientemente é muito mais do que adquirir roupas de marcas de produção lenta e pequena, já que, apesar de amar, sei que elas ainda são muito caras, por causa dos materiais usados e da produção em si. Não adianta nada consumir várias peças que não fazem sentido para mim só porque a marca é slow“.
Apaixonada por sapatos, Francesca ainda assume que luxo está muito longe de ser ostentação.
“Acredito, de verdade, que grande parte das pessoas ressignificou peças dentro do próprio guarda-roupa e passou a consumir de forma mais consciente” (lições que podemos tirar da pandemia).
Na reportagem em questão ela não vestiu nenhuma roupa nova, nadinha de coleções atuais e justificou assim:
“Por que não ressignificar peças antigas, cheias de histórias e de mulheres que eu admiro?”, Francesa Monfrinatti para a revista L’OFFICIEL
Nós achamos essa frase emocionanteee… pois o selling line Histórias Preciosas, que acompanha o monograma da logomarca da Valentina Valcareggi, é exatamente sobre isso! Leia mais sobre isso na nossa seção ABOUT.
Um novo estilo de consumo: compras com propósito
Nascemos acreditando que as nossas melhores escolhas de compra são aquelas que possuem significado, duram para sempre e atendem as nossas necessidades sem sair de moda.
E é por isso que trabalhamos sob NOVE pilares:
1- Design
Nossas joias possuem design versátil e atemporal, que transcende a barreira da moda.
Clique e veja nosso e-commerce
2- Feitas sob demanda
As peças são feitas sob demanda, ou seja, cada joia é produzida especialmente para cada cliente. Isso evita a criação de estoques e desperdícios.
3- Materiais nobres
Só utilizamos materiais nobres e feitos para durar para sempre!
4 – Produção artesanal
Priorizamos a produção handmade, buscando estimular o talento dos artesãos brasileiros em uma cadeia desacelerada.
5- Atendimento
Prezamos por um atendimento próximo, humanizado e especializado. Adoramos responder todas as dúvidas das nossas clientes e compartilhar nossos conhecimentos sobre joalheria.
6- Preços justos
Não fazemos liquidação, buscamos oferecer preços sempre justos e transparentes.
7- Serviços de pós-venda
Oferecemos gratuitamente os serviços de limpeza das nossas joias e também estamos sempre à disposição para serviços de manutenção ou ajustes. Com isso, buscamos que a cliente esteja satisfeita a longo prazo e, assim, use sua joia todos os dias, para sempre!
8- Reaproveitamento
Tem ouro antigo que não usa mais? Que tal usá-lo para adquirir uma joia nova que tem a sua cara?
Sim, é o nosso recycling (reaproveitamento do Ouro de peças antigas para fazer novas peças ou até como parte do pagamento).
9-Reforma
Amamos um projeto de remodeling!
Muitos clientes nos procuram com esse desejo. Nos trazem peças antigas com alto valor afetivo, porém, que não usam mais… e nós ficamos como? MUITOOOO FELIZES!!! Afinal, projetos de reforma de joias têm total sinergia com o nosso propósito do consumo consciente. É uma forma de trazer “utilidade” a uma joia especial que está guardada e sem uso (ao invés de comprar uma nova!)… e, além disso, agregar novas histórias à peça.
Então voilà, vamos a um exemplo porque esse tópico MERECEEE:
A nossa querida cliente, Fê, nos procurou trazendo este conjunto (foto) que ganhou dos pais quando ela fez 15 anos. Passados outros 15 anos, ela percebeu que não usava mais as joias e, portanto, nos deu a missão de transformá-las!!! Dessa forma, fizemos os desenhos das novas peças e ela foi aprovando cada um deles com a gente, num processo delicioso!
Foi assim que a partir desses recursos, Ouro branco e diamantes, fizemos o colar da foto, representando a Laura, filha da Fê + três alianças de brilhantes + um brinco de argolinhas com brilhantes.
Ficou tudo tão maravilhoso que as alianças e o brinco de argolinha foram incluídos na nossa Coleção Classique. Clique e confira!
Agora é a sua vez! Conta para a gente: lembrou de alguma, ou de algumas peças que estão paradas lá no seu porta-joias? Então aproveite a data do Consumo Consciente e avalie a sua caixinha de joias para dar nova vida ao que está sem uso.
Conte com a gente para te ajudar nessa missão, clica aqui para chamar no Whatsapp!
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Muito bacana.. reciclar peças antigas em nova!
Siiim, essa é uma das grandes vantagens da joalheria, a durabilidade e nobreza das matérias-primas permitem esse reaproveitamento. E, assim, conseguimos atualizar nosso porta-joias de uma forma muito mais sustentável, em todos os sentidos!